play80´s

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

"...E Vênus era o nome dela..." o grande sucesso de Bananarama



"Venus" é uma canção de 1969 da banda holandesa Shocking Blue que levou o grupo ao primeiro lugar nos EUA e em cinco países ao redor da Europa em 1970. Quando regravado pela banda Bananarama, a canção retornou ao primeiro lugar nos EUA e também em seis outros países ao redor do mundo em 1986. A composição tem sido destacada em vários filmes, programas de televisão e comerciais, e regravada dezenas de vezes por artistas ao redor do mundo.

Lançado no final de 1969 como um single do álbum At Home, o single da banda Shocking Blue atingiu o primeiro lugar na Billboard Hot 100 em 7 de Fevereiro de 1970. A certificação da RIAA veio em 28 de Janeiro de 1970 por vender mais de um milhão de cópias nos EUA, garantindo uma certificação disco de ouro. Mundialmente, o single vendeu mais de 7,5 milhões de cópias.
A voz principal da canção é feita por Mariska Veres. A melodia e a letra da canção são compostas por Robbie van Leeuwen, o guitarrista, sitarista e vocalista de fundo da banda, que também produziu, junto com o produtor de álbuns Jerry Ross.
Van Leeuwen usou "The Banjo Song", um arranjo de "Oh! Susanna" em um álbum de 1963 por The Big 3, como sua inspiração; o baixo, os riffs e a melodia soam exatamente iguais. Entretanto, a banda The Big 3 nunca reivindicou como sendo plágio.

"Venus" tem sido parte do repertório da banda Bananarama por vários anos antes da banda gravá-la. As três integrantes do grupo, Sara Dallin, Siobhan Fahey, e Keren Woodward, tiveram a ideia de tornar a canção em uma melodia em dance music, mas tiveram resistência de seus produtores na época, Steve Jolley e Tony Swain. A banda Bananarama trouxe a ideia para o trio de produtores Stock Aitken Waterman, e isso tornou-se na primeira colaboração da banda Bananarama com eles.

Dallin, Fahey, e Woodward tinham praticamente terminado de gravar seu terceiro álbum, entitulado True Confessions, com Jolley e Swain. Stock, Aitken e Waterman também resistiram a ideia porque acreditavam que "Venus" não seria um boa canção em dance. Após a persistência das garotas, Stock Aitken Waterman (SAW) voltaram atrás, e o resultado foi um sucesso mundial. A versão de Bananarama para a canção "Venus" foi ao primeiro lugar nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Suíça, México e África do Sul. Foi número dois na Alemanha e em Hong Kong e ficou entre os dez primeiros na Itália, Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Países Baixos, Suécia, Colômbia, Noruega, Portugal, Espanha e em sua terra natal, Reino Unido, onde ficou em oitavo lugar na UK Singles Chart. Também ficou duas semanas na liderança da parada musical Hot Dance Music/Club Play da Billboard.
A colaboração em "Venus" fez com que Bananarama e SAW trabalhassem juntos no álbum seguinte do grupo, Wow! no ano seguinte.
 
Clipe 
O clipe da canção foi muito exibido na MTV e em outros canais ao redor do mundo, e mostrou a banda Bananarama em vários trajes, incluindo uma súcubo, uma tentadora francesa, uma vampira, e várias deusas gregas. Em uma sequência do vídeo, O Nascimento de Vênus, a pintura de Sandro Botticelli, foi reencenada. Coreografia de Bruno Tonioli. Clipe dirigido por Peter Care.

Integrantes
No início da década de 1980 forma-se o grupo Bananarama como um trio, com Siobhan Fahey, Keren Woodward e Sara Dallin, obtendo muito sucesso entre 1982 e 1989. Em 1988, Siobhan Fahey descontente com o percurso que a banda tomava, sai do grupo e forma com Marcella Detroit a banda Shakespears Sister. Siobhan é substituída por Jacquie O'Sullivan, mas apenas até 1991. Desde aí, a banda mantém-se como duo com Sara Dallin e Keren Woodward.
  • Sara Dallin – Vocais
  • Siobhan Fahey – Vocais
  • Keren Woodward – Vocais


Nenhum comentário: