Vanessa Chantal Paradis se tornou uma das cantoras mais conhecidas de sua geração aos 14 anos com seu primeiro single, "Joe le taxi" (que originou depois a música "Vou de Táxi", da cantora Angélica), e desde então leva uma carreira consistente na música e no cinema.
Ela é sobrinha do ator e produtor Didier Pain e irmã da atriz Alysson Paradis.
De maio de 1998 até junho de 2012 , esteve em um relacionamento com o ator americano Johnny Depp, pai de seus dois filhos. Ela fez sua primeira aparição televisiva no dia 3 de maio de 1981 no programa da televisão francesa L'école des fans, que dá às crianças a oportunidade de se apresentarem artisticamente. Ela cantou a música "Émilie Jolie".
A carreira de Vanessa Paradis começa de fato em abril de 1987, com a música "Joe le taxi". Aos 14 anos, ela fica em primeiro lugar da parada francesa por 11 semanas (mais de um milhão de vendas) e conhece o sucesso no exterior: primeiro lugar na Bélgica por 13 semanas, no Canadá durante 8 semanas, na Suíça e em Israel , assim como na Inglaterra (o que não acontecia com uma música francesa desde "Je t'aime… moi non plus" de Serge Gainsbourg e Jane Birkin, em 1969). O single foi lançado em todos os continentes e foi comercializado nos Estados Unidos em março de 1989. Vanessa também gravou uma versão em espanhol ("Joe el taxi"). No Brasil, a canção fez sucesso na voz de Angélica), que fez uma versão em português ("Vou de Táxi"). O sucesso do single veio acompanhado de uma grande onda de rejeição por parte do público francês em relação a Vanessa .
Após 2 meses de divulgação no exterior, em dezembro de 1987 saiu o seu segundo single, "Manolo Manolete". Apesar das boas vendas, a música foi muito criticada pelo seu tema polêmico: a tourada.
1988-1994 : Os primeiros álbuns Em 1988, sai seu primeiro álbum, M & J . 4 singles são lançados: "Marilyn & John" (que ganha uma versão em português com a cantora Angélica, chamada "Passageiro do amor"), "Maxou", "Coupe coupe" e "Mosquito". Graças ao sucesso de "Joe le taxi", ele se beneficia de um lançamento mundial, mas faz sucesso apenas na França
1989 : O primeiro filme
Em 1989, Vanessa Paradis, com 16 anos, grava seu primeiro filme, Boda Branca, onde ela aparece nua. Ela faz Mathilde, uma colegial perdida e marginalizada que vive uma paixão destrutiva com seu professor de filosofia.
2000-2001 : Novo álbum e retorno aos palcos
Após anos se dedicando apenas ao cinema e o nascimento de sua filha, a cantora lança em outubro de 2000 seu quarto álbum, Bliss . Pela primeira vez, um álbum seu tem vários compositores. "Commando", o primeiro single só alcança a
43º posição da parada francesa. Os singles "Pourtant" e "Que fait la
vie?" também são enviados às rádios, mas não são comercializados. Ela começa uma segunda turnê a partir de março de 2001
2007-2008 : Divinidylle
Após o nascimento de seu filho e o lançamento de vários filmes, sai em setembro de 2007 um novo ábum, Divinidylle. Esse 5º disco é quase inteiramente composto por Matthieu Chedid, mas também pela própria Vanessa, entre outros. 3 singles são lançados ("Divine idylle", "Dès que j'te vois" e "L'incendie") fazendo do álbum um grande sucesso na França: nº 1 nas paradas francesas vendendo mais de 500 mil cópias. A capa do álbum é feita por Johnny Depp, assim como a direção do videoclipe de "L'incendie".
2004-2007 : Um retorno que não convence
Após ter duas crianças e fazer um álbum e uma turnê, Vanessa volta à cena no dia 21 de julho de 2004 com o filme Atomik Circus, dirigido pelos irmãos Poiraud, onde ela atua com Jason Flemyng e Jean-Pierre Marielle. Lançado em pleno verão francês e extenuado pela crítica, o filme é um fracasso e só consegue 239 000 espectadores.Em 2004, ela grava também Meu anjo, o 1º filme de Serge Frydman (roterista de A mulher e o atirador de facas), onde ela contracena com Vincent Rottiers e Eduardo Noriega. Ele só permanece 3 semanas em cartaz conseguindo apenas 178 000 espectadores.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário