play80´s

sábado, 4 de dezembro de 2010

Por onde andam as Harmony Cats

O Harmony Cats foi um quinteto vocal de disco music formado na cidade de São Paulo, em 1976. Tinha inicialmente como componentes cinco vozes: Cidinha, Rita Heleninha, Maria Amélia e Vivian.
Primeira fase
O conjunto iniciou a carreira com o nome de "Bandits of Love". Na época em que a discoteca estava em voga, o grupo especializou-se em fazer versões em inglês de sucessos da MPB em ritmo de disco music. Em 1976, lançou um compacto com as músicas "Cangaceiro" e Tristeza"; logo depois, no mesmo ano de 1976, mudou de nome para Harmony Cats.

Nos anos 70 era comum cantores brasileiros que adotavam seus nomes e letras de suas músicas em inglês. Esta época ficou conhecida como geração Made in Brazil. Um produtor criou as Harmony Cats para ser uma grupo "Made in Brazil" de Discoteca.

As Harmony cats nasceram espontaneamente nos Estudios Reunidos em São Paulo em 1976. Eram cinco moças que faziam backing vocals para vários artistas brasileiros. Hélio Costa Manso, produtor e diretor artístico da R.G.E. foi quem teve a idéia. Montou uma série de pout-pourris ou medleys baseados em temas de filmes e clássicos do Rock and Roll. Foi um sucesso tão grande que as cinco meninas viram seu disco ser lançado na Europa e no Japão.

Passaram então a fazer muito sucesso, seguindo o estilo do grupo As Frenéticas, tendo como repertório básico a disco music e se especializando em gravar medleys de hits da Era Disco. O arranjo das músicas eram bem eletrônico, utilizando os recursos mais modernos da época. Elas não tinham música próprias, só cantavam medley (monte de trecho de músicas numa só faixa) e tiveram nesta época 2 hits, apesar de serem parecidos, fizem sucessos, que era o Night Fever, Stayin' Alive, You Should Be Dancin', Nights On Broadway, Jive Talking, Lonely Days Lonely Nights, If I Can't Have You, Every Night Fever]] Medley" (formado somente com música do Filme "Saturday Night Fever") e o "Every Night Fever" (formada por vários cantores). Um dos discos delas se chamou "Harmony Cats - 200 grandes hits", ou seja era um disco com 200 trechos de músicas de sucessos.

O compacto em 1978, com o título de "Every Night Fever", tinha como faixa 1 as músicas: "Night Fever", "Stayin' Alive", "What's Your Name, What's Your Number", "Zodiacs", "Don't Leave Me This Way", "I'm Sagitarius", "I Can't Stand The Rain" e "Utopia". A faixa 2 com "Utopia", "From Here To Eternity", "Star Wars", "Boogie Nights", "You Should Be Dancin'", "Nights On Broadway", "Jive Talkin'", "Lonely Days, Lonely Nights", "If I Can't Have You" e "Every Night Fever". Tornam-se assim covers dos Bee Gees com "Saturday Night Medley". Este medley entrou na trilha da novela Dancin' Days.

Segunda Fase
Em 1980 o grupo virou um trio com Vivian, Maria Amélia e Sílvia Marinho. O conjunto fez sucesso na TV apresentando-se no programa Qual é a Música, de Silvio Santos, nos início dos anos 80. O trio gravou em 1980 a versão "Felicidade (Margarida)", da música do grupo americano Boney M, "A Terra do Faz de Conta", versão da música "Land of make believe", do grupo Bucks Fizz e "Ela Dança", versão de "Maniac", música da trilha de Flashdance. As músicas do grupo passam a ser recheadas de letras pré-adolescentes com batidinhas pop/românticas ao fundo.

Em 1985, Maria Amélia saiu do grupo. Em seu lugar entrou Rosecleide. Já era um indício do fim do grupo, que veio a se concretizar pouco tempo depois.

Por onde andam?
• Em meados de 1981 Sílvia se casou com o cantor Gilliard (Gilliard Marinho), tendo dois filhos: Bruna e Sílvio. Mora com o marido em São Paulo.

• Antes de pertencer às Harmony Cats, Vivian participou da formação do grupo de Jovem Guarda "Sunday", em 1971, ao lado de Hélio Costa que assinaria a direção artística do compacto da Harmony Cats em 1978. Atualmente eles reviveram a banda Sunday e tocam juntos em São Paulo, ao lado de Gel Fernandes (ex-Rádio Taxi) e Fabio Gasparini (ex-Magazine). Contato para show: vivianmanso@terra.com.br

• Maria Aparecida de Souza e Rita Kfouri participaram em diversas canções do CD "Meu pé, meu querido pé", de Helio Ziskind, em 1997: no coro do tema de abertura do programa infantil da TV Cultura Castelo Rá-Tim-Bum, em canções do programa infantil Cocoricó, da mesma TV Cultura e na voz das passarinhas no quadro do Castelo Rá-Tim-Bum "Passarinho: Que som é este?".

• Cida e Rita também atuaram como compositoras de diversas músicas.

• Rita Kfouri participou do conjunto vocal Tom da Terra, formado em 1991, além de trabalhar como vocal do cantor de jazz Celso Pixinga e da cantora Rita Lee. Participou do CD "Uma Canção para a Padroeira", em 2001, além de possuir diversos trabalhos na área musical e artística.

• Maria Amélia canta todas as músicas da Mônica, para o Mauricio de Souza Produções. Após morar no exterior e se separar do segundo marido, ela voltou ao Brasil e pensa em formar um conjunto musical.




9 comentários:

Unknown disse...

Nossas Panteras Brasileiras, que saudades\! DÉCADA MARAVILHOSA, DÉCADA DE 80.
Lindas Charmosas, a Familia toda Podia escutar, avó, o pai a mãe com os filhos! Que saudade!! Tempos que não voltam mais, Programa Barros de AlencaR!

Saudade Boa!

Unknown disse...

E mesmo

Unknown disse...

Maravilhosas mesmo nascendo em 1977 meu pai sempre ouvia o repertório delas, até hoje temos os discos delas

Unknown disse...

Época que me deixa muitas saudades Época saudável musicas pura seca e ouvir sem maldades sem malícia

Unknown disse...

Muito bom... vcs são dez em informar..

Anônimo disse...

Saudade...
Grandes momentos vivemos com esse grupo. Vendo e ouvindo as músicas choro lembrando do tempo de infância que era tão inocente e alegre. Obrigado por terem feito de nossos dias tão vividos.
Wagner.
São Paulo - SP.

Edivando Pereira Alves disse...

Bom dia amigo. Andando aqui em seu blog, encontrei notícias daquelas meninas que me embalaram com seus sucessos e que as amava de forma infantil e inofensiva. Saudades de um tempo em que eu era feliz e não sabia. Muitas vezes meu irmão mais velho chegava em casa com um disco das Harmony Cats e colocava na radiola a pilha que havia aqui em casa. A princípio, pensei que era ruim. Mas assim que ouvi, parei. Parar um moleque em um canto quieto, era um trabalho difícil a época e elas me pararam. Como todo moleque fazia, como toda pessoa cega imagina, me pegava pensando naquelas meninas e sem querer, criava um mundo onde participava com elas das músicas e brincadeiras. Era uma viagem que meus pensamentos me transportava. Pena que acordei do sonho e elas não estava mais, a não ser Maria Amélia que tenho sua voz em um LP de um cantor chamado Carlos Alexandre (1957 1989). Este LP foi gravado e lançado em 1979, em uma música intitulada Alô, Estou Chamando. Desse tempo que vivi, só carrego a saudade. Saudade de um tempo onde até meus pais ouviam as cinco meninas e diziam que as músicas eram boas. Os anos 1980 me marcaram muito.

Anônimo disse...

Harmony Cats

Anônimo disse...

Era fã e sou fã do Gilliard era completamente apaixonado por ele e ainda sou e a Sílvia conquistou o coração dele a Sílvia de Harmony Cats Casal abençoado até então que benção estão aí até hoje fazendo sucesso Gilliard não mudou nada continua lindooooo 💕💕🥰🥰🥰