play80´s

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A SEGUNDA-FEIRA TRISTE DE NEW ORDER

Os meninos do New Order deixaram sua marca registrada nas pistas de dança dos anos 80. A banda inglesa foi formada em Manchester no ano de 1980

pelos ex-integrantes do grupo Joy Division logo após o suicídio do vocalista Ian Curtis. É considerada por muitos um dos grupos pioneiros na união do rock com ritmos eletrônicos dançantes (principalmente a disco music sintetizada de Giorgio Moroder e o eletropop). Tanto por meio de sua música quanto através da sua própria casa noturna, a Haçienda, que inauguraram em 1982, foram um dos nomes da música popular que mais contribuíram para a difusão da música eletrônica, ao lado de bandas como os Depeche Mode e os Pet Shop Boys.
Sua formação atual inclui Bernard Sumner (vocais, guitarra), Stephen Morris (bateria) e Phil Cunningham (guitarra, sintetizadores). Em 2001, a tecladista/guitarrista Gillian Gilbert (entrou em 1980, casada com Stephen Morris) saiu da banda devido a problemas familiares, e em 2007 Peter Hook anunciou sua saída da banda devido a desentendimentos com Bernard e Stephen.



NEW ORDER - BIZARRE LOVE TRIAGLE


O nome
Os membros remanescentes dos Joy Division, decidiram continuar, apesar da morte de Ian Curts, e o
ptaram por mudar o nome para New Order, denominação que deveria passar a ideia de mudança e renascimento, mas que despertou suspeitas entre os jornalistas sobre as filiações políticas do grupo ("Nova Ordem" era o que Adolf Hitler pretendia impor à humanidade caso tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial). Entretanto, mais tarde o livro "24 Hour Party People", de Tony Wilson, revelou que o nome era uma referência ao Khmer Vermelho e foi sugerido pelo empresário da banda na época, Rob Gretton, após ter assistido na TV um documentário sobre a revolução no Camboja. Especula-se também que a escolha do nome poderia ter sido uma homenagem aos Stooges, embrionário grupo proto-punk norte-americano, que foi uma grande influência no som da banda quando ainda se chamavam Joy Division. New Order foi o nome dado pelo guitarrista Ron Asheton ao seu novo conjunto depois que os Stooges foram desativados com a saída definitiva do vocalista Iggy Pop.

Blue Monday
Com 7 minutos e meio de duração, Blue Monday é o single de maior duração que já alcançou os tops britânicos. É conhecido como o single mais vendido da história musical, mas a Factory não era membro da Indústria Fonográfica Britânica e, sendo assim, não puderam receber um disco de ouro. Apesar disso, a Companhia dos "Tops" do Reino Unido estima que as vendas ultrapassaram um milhão de cópias no Reino Unido.
Blue Monday é considerada como uma das músicas mais importantes da cena eletrônica dos anos 80 por misturar o Synthpop com influências da cena de clubes de Nova York. O produtor Arthur Baker, da tal cena, colaborou no single seguinte, Confusion.
Curiosidades
A banda The Killers tirou seu nome a partir da banda fictícia que aparece no clipede Crystal. O nome está escrito no bumbo. O vocalista Bernard Summer tem um projeto paralelo juntamente com Johnny Marr, guitarrista dos Smiths, chamado Electronic, com a colaboração dos Pet Shop Boys em seu primeiro álbum, lançado em 1991. Karl Bartos, que integrou o Kraftwerk, participou do álbum Raise the Pressure em 1996. O baixista Peter Hook também tem seu projeto, no começo chamado de Revenge (uma "vingança" contra o projeto de Sumner) e depois de Monaco. Na década de 90, Stephen e Gillian formaram o The Other Two, ironizando o fato deles serem os "outros dois" do New Order.






NEW ORDER - BLUE MONDAY



Discografia
Movement (1981)
Power, Corruption and Lies (1983)
Low Life (1985)
Brotherhood (1986)
Substance (1987)
Technique (1989)
Republic (1993)
Get Ready (2001)
Waiting for the Siren's Call (2005)
Singles (2006)

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom conjunto musical, assim como o texto. Parabénms!

Cumpromentos,
Carlos Araújo

Anônimo disse...

Concordo com o Carlos.New Order é minha banda preferida sou fanatica por eles

bjs

Valéria
Ribeirão Preto