play80´s

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Milli Vanilli: fraudes, escândalos...morte

Milli Vanilli foi uma dupla de reggae e dance music formada por Fab Morvan e Rob Pilatus.
O álbum de estréia da dupla alcançou altas vendas internacionalmente e os premiou com um Grammy de Melhor Artista Estreante em 1990. Entretanto, o sucesso deles virou infâmia, quando o prêmio foi revogado depois da revelação de que os supostos cantores não cantavam no disco.

Alguns meses antes do grupo ter recebido o Grammy, aconteceu algo que levantou suspeitas relativas sobre quem cantava realmente as músicas do grupo. Durante um concerto ao vivo no Lake Compounce theme park em Bristol (Connecticut) gravado pela MTV norte-americana em julho de 1989, o disco (vinil) que continha a gravação da música "Girl You Know It's True" emperrou, repetindo inúmeras vezes a frase "Girl You Know It's..", para desespero do duo. De acordo com o primeiro episódio da série Behind the Music do canal VH1, que destacou o Milli Vanilli, fãs que assistiam ao show pareceram não se importar e tudo continuou como se nada tivesse acontecido, mas críticos perceberam e atacaram Rob e Fab em suas críticas sobre o show

Em 15 de Novembro de 1990, devido às dúvidas cada vez mais crescentes a respeito da fonte de talento no grupo, bem como a insistência de Morvan e Pilatus para que os deixasse cantar no próximo álbum, ameaçando revelar o esquema, Farian admitiu que os dois não eram os verdadeiros intérpretes, mas sim Charles Shaw, John Davis e Brad Howell. Farian tinha escolhido esse grupo de pessoas para cantar as músicas mas sabia que precisava de alguém que transmitisse uma outra imagem ao público, uma imagem mais jovem, sensual e fotogênica. Assim, contratou Morvan e Pilatus, dois jovens que tinha conhecido numa discoteca em Berlim, começando uma das maiores fraudes da história da música.

Tentativa de retorno de Farian
Para salvar suas carreiras após trágicos acontecimentos, em 1997 Farian concordou em produzir um novo álbum do Milli Vanilli com Morvan e Pilatus nos vocais. Esse foi o motivo principal do álbum de retorno de 1998, Back and in Attack. Até mesmo alguns dos músicos de estúdio tocaram, numa tentativa de trazer de volta a fama que havia rapidamente desaparecido.

Entretanto, Pilatus enfrentou uma série de problemas pessoais durante a produção do novo álbum. Começando em 1995, ele foi preso durante vários incidentes separados em Los Angeles envolvendo assaltos (incluindo um homem que ele atacou com uma luminária), vandalismo, e tentava assaltar um carro. Condenado por quatro diferentes infrações, ele foi condenado a vários meses em uma prisão em 1996. Entretanto passou três meses numa cadeia na Califórnia, saindo com o compromisso de se internar numa clínica de reabilitação. Durante seis meses, Farian pagou a Pilatus uma reabilitação das drogas e passagens de avião para que ele retornasse a Alemanha. No dia 2 de Abril de 1998, ás vésperas da turnê promocional do novo álbum, Pilatus foi encontrado morto de overdose de drogas, depois de ele ter misturado uma combinação fatal de álcool e pílulas, num hotel em Frankfurt, aos 32 anos. As razões para um aparente suicídio de Pilatus são fortemente contestadas na mídia.

Epílogo
Morvan passou os anos seguintes como músico e locutor, enquanto aprimorava seus talentos musicais. Em 1998 ele foi DJ na famosa rádio Kiis FM, de Los Angeles. Durante esse tempo, ele também se apresentou 1999 no festival Wango Tango para 50.000 pessoas no Dodger Stadium. Em 2000, Morvan participou de um documentário ds BBC sobre o Milli Vanilli, assim como no primeiro episódio do Behind the Music da VH1. Morvan passou o ano de 2001 fazendo turnê, antes de se apresentar em 2002 no recém-inaugurado Velvet Lounge no Hard Rock Café Hotel em Orlando, Flórida. Em 2003 Morvan lançou seu primeiro álbum solo, Love Revolution.

Em 2006 foi lançado o álbum "Greatest Hits" do Milli Vanilli.

Novas músicas do Fabrice, "Roll" e "Time Will Reveal" podem ser ouvidas no MySpace. Atualmente, Fabrice grava faixas para seu segundo álbum solo, com data de lançamento ainda a ser definida.

Filme
Em 15 de Fevereiro de 2007, foi anunciado que a Universal Pictures estaria com um projeto de um filme baseado na ascensão e queda do Milli Vanilli, incluindo a perda do Grammy. O roteirista Jeff Nathanson, de Prenda-me Se For Capaz, escreverá e dirigirá o filme. Kim Marlowe, empresária de longa data de Morvan, produzirá.

30 comentários:

Anônimo disse...

Adoro essa dupla,mesmo sem as vozes dos verdadeiros cantores eles tinham talento...e na verdade eles foram usados,a culpa realmente não foi deles,quem não gostaria de dinheiro e fama?quantos cantores hoje em dia usam a tecnologia para melhorar a voz no estudio?
pensem nisso!!!!!

Anônimo disse...

Olá,eu gostava e gosto muito das musicas e do carisma da dupla,acho muito legal as apressentações deles,foi uma lastima como a carreira deles começou e tbm seu fim que parecia inevitavel,e mais ainda o declinio do Pilatus,a vida deles certamente e algo que ficara marcado para sempre,uma historia incrivel!

Anônimo disse...

Eu amo essa dupla e só tenho 15anos,isso foi passado de geração pra geração..... dos avós a neta

Unknown disse...

FAVOR CORRIGIR: Durante um concerto ao vivo em julho de 1989, a cassete que continha a gravação da música "Girl You Know It's True" emperrou, repetindo inúmeras vezes a frase "Girl You Know It's..", ( FITAS CASSETE QUANDO EMPERRA NÃO TOCA , SERÁ QUE NÃO FOI UM DISCO DE VINIL QUE PULAVA E REPETIA SEMPRE UM DETERMINADO TRECHO MUSICAL? COISA ARRISCADA PARA SER USADO NUM EVENTO DAQUELE NYPE

Anônimo disse...

OLÁ BOA TARDE A TODOS.CARA ESSA DUPLA FEZ MUITO SUCESSO,NA DECADA DE 90,TIVE OS DISCOS DELES...E NOS BAILES DE SÃO PAULO ERA O QUE TOCAVA MUITO,JUNTAMENTE COM ALGUNS GRUPOS DO PASSADO VINDO TBM...O PET SHOP BOYS,NOEL,INFORMANCION SOCIETY E OUTROS NOMES DO PASSADO.SE ELES CANTAN OU NÃO ISSO NÃO IMPORTA O QUE IMPORTA É QUE ELES DEIXARAM SEU NOME GRAVADO NA HISTORIA DA MUSICA....OBRIGADO E DESCULPA OS ERROS DE PORTUGUES. VALEU ABRÇOS .

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

MINHA DUPLA FAVORITA DE CORAÇÃO MESMO CURTO ATÉ HOJE ELES FORAM E SÃO MAIORES SUCESSOS OS AMO DE PAIXÃO.BJS

Anônimo disse...

eles vão me fazer lembrar sempre do filme "Brüno"

Anônimo disse...

apenas os vocalistas foram punidos.
e enquanto os outros integrantes da banda que também sabiam de toda a armação o tempo todo?

Anônimo disse...

essa banda fes sucesos nos anos 90 foi a melho musicas que eu ouvi eu gosto ate hoje

valdir disse...

Nunca fui muito fã déssa dupla, curti um pouco à música de sucesso deles, aliás que naum éram deles rsrsr, agóra fraude é sempre fraude, deviam os verdadeiros cantores aparecerem, qual o problema? todos saum seres humanos mais vélhos ou mais nóvos todos tem o direito de fazerem sucesso com a imagem, ainda mais quando se tem taleento artístico.

Dj Paulo disse...

ola meu nome é paulo vivi essa. epoca foi muito bom curtir botava som nas festas e mili vanili era uma daquelas musicas que so se usava para salvar festa era certo que a pista enchia e era muito bom epoca boa ninguem morria nas festas nem tinha segurança valeu abraços

Lane disse...

È uma pena essa dupla ter acabado assim,acho que a mídia e preincipalmente o público foram muito injustos com eles, a final de contas, eles foram usados. Pena que não cheguei á pegar essa época.Acho que eles deveriam ter enfrentado isso tudo de cabeça erguida. Os políticos desse país roubam cada vez mais, e os dois, que mal fizeram para a humanidade? SEm contar que o Rob era exaustivamente lindo, sexy, gostoso...Que olhos, que corpo, que boca...OHHHHHH lá em casa.... Rob delícia.......

Anônimo disse...

Galera eu Lady e curto tbm ate hoje essas musicas do milli vanilli ou rob e fab...gente eu chorei muito quando fiquei sabendo que o lindo rob pilatus morreu eu sempre vou amar eles espero que o fab morvan consiga muito sucesso ele é guerreiro e merece toda chance do mundo... a cula realmente nao foi deles eles só foram usados por frank farian pra fazer fama com a beleza e sucesso desses dois fab e do rob...

Anônimo disse...

corrigindo ali é culpa galera! Eles nao tiveram culpa nenhuma eu queria muito que o Rob estivesse vivo... e tentasse superar igual o Fab ta fazendo ...que Deus proteja a alma do lindo rob pilatus ...
abraços a todos fãs de milli vanilli!!!! by Lady

ALINNE BESSER disse...

OLA !TENHO 27 ANOS SOU FÃ DA DUPLA,SERÁ QUE AS VOZES REALMENTE NÃO ERA DELES ?POR QUE DANÇAR COMO ELES DANÇAM E CANTAR JUNTO E BEM DIFICIL!ACHO QUE ELES USAVAM O PALY BACK PRA CANTAR PARA TEREM PERFORMACE E POR UM ERRO NA ROLAGEM DO VINIL ,PESSOAS DE MÁ FÉ A IMPREMSA FALARM ISSO !O EMPRESARIO ACHANDO QUE PODERIA COM ISSO TRAZER MAIS SUCESSO DEIXOU NO AR ESSA INTERROGAÇÃO! REALMENTE NÃO SABEMOS O QUE SE PODE OU NÃO FALAR AINDA MAIS EM CONTRATO... BOM SOU APAIXONADA POR ESSA DUPLA E GENTE ROB QUE DELICIA LINDO DE MAIS NUNCA VI HOMEM TÃO SEXY COMO ELE NA MINHA OPINIÃO O MAIS LINDO DO MEIO DA MÚSICA !SAUDADES

Luna Lullaby disse...

Desculpe, não consegui perceber em q parte da música acontece o travamento. Com qtos segundos isso ocorre no vídeo ?

Anônimo disse...

Como tem gente que passa a mão na cabeça desses caras aqui nos comentários, tudo bem eles não serem os maiores culpados, mas dizer que eles não tem culpa de nada aí já é demais. Eles sabiam que o que eles estavam fazendo era errado portanto eles tinham culpa sim. E outra quanta se eu fosse o namorado dessa Alinne Besser eu dava um pé na bunda dela assim que eu lesse o que ela escreveu.

kika disse...

KIKA
Eu era apaixonada por as musicas e dança dessa dupla e na minha opinião
não apareceu nimguem assim lindos gostosos.
classicos da musicas.se fomos comparar com as musicas de hoje Milli Vanilli era classicos da musicas.

Anônimo disse...

essa dupla é demais,que se linchem os criticos

Anônimo disse...

Gosto pra caramba do Milli Vanilli mesmo não sendo da época em que faziam sucesso.Acho eles totalmente demais,amo os cantores afro-americanos eles são incríveis.E daí que o Milli Vanilli não cantava suas próprias musicas,mas uma coisa eles tem de bom:são excelentes dançarinos

viviane disse...

olá eu não sabia da morte de rob pilatus e isso me deixou muito triste, principalmente como ele terminou , contudo todos tem direito á 2º chance na vida, se eles eraram , então cadê os principais culpados desta história??- mili vanli ficará para sempre em meu coração fab end rob pilatus.

VIVI disse...

AMO DE DEMAIS MILI VANILI ATE HJ SE A DUPLA AINDA EXISTISSE E VIESEM AK EM BRASILIA AAAAAAAAAAAAAAH PRA SEMPRE ROB E FAB.

Anônimo disse...

gostava muito das musicas deles,pena que acabou mesmo nao sendo deles gostava assim mesmo

Anônimo disse...

Olá,essa dupla realmente marcou uma era na música pop,e até hoje é sucesso nos flash back das FM. É lamentável o fim de ROB. Eu acho que eles foram iludidos por Farian que os tirou do mundo em que eles viviam para lançá-los a uma farsa. O produtor mesmo nada sofreu.Ele sim foi o culpado de tudo, deveria sentir remorsos por causa de Pilatus.

Anônimo disse...

Sim concordo eles tem voz e talento! mas foram usados, eu vi uma entrevista deles e por incrível q pareça um deles cantou muito bem só no gógó um dos sucessos deles e ficou muito bom tinha garganta, mas é como disseram ai: "por dinheiro e fama toparam" 'foram usados" .

LUCIANA M. disse...

EU AMO ESSE GRUPO , E MESMO COM O QUE ACONTECEU EU AINDA PREFIRO OUVIR AS MUSICAS COM ELES A OUVIR COM OS CANTORES REAIS .ENFIM, ELES ERAM JOVENS E NÃO TINHAM MUITA NOÇÃO DO QUE PODERIA ACONTECER , ALEM DO MAIS ELES FORAM INDUZIDOS A SIMPLESMENTE DUBLAR .ACHO QUE SE FOSSE NOS DIAS DE HOJE , O ESCÂNDALO DURARIA UMA SEMANA E ELES CONTINUARIAM SUAS CARREIRAS PORQUE GRANDE PARTE DOS CANTORES HOJE UTILIZAM TÉCNICAS MODERNAS PARA MELHORAR A VOZ .A DIFERENÇA É QUE NA ÉPOCA ELES NÃO TINHAM TANTOS RECURSOS QUANTO SE TEM HOJE .IMAGINA VOCÊ SE ARTISTAS COMO ''VALESKA POPOZUDA'' E OUTRAS ''ENCHURRADAS'' QUE SOMOS FORCADOS A OUVIR AÍ TODOS DIAS ,TEM TALENTO , POSTURA OU CARISMA COMO TINHAM UNS CARAS DESSES...ERAM DEMAIS!!! MILLI VANILLE FOREVER!!!!

Unknown disse...


JERRY & TOM
Dançamos muito nos tempos da minha adolescência, era um sucesso.

Luzineide disse...

Tbm dancei muito nessa época.Amava essas músicas e sinto muito pela tragédia causada na vida de FAB e Rob e tbm dos cantores verdadeiros todos foram traídos e usados pelo falseano e mal caráter de Frank Farian. Ele é o único culpado de tamanha desgraça no mundo musical e de Rob principalmente.

Anônimo disse...

Estão todos perdoados, se não fosse esta estrategia Frank Farian não teria lançado as verdadeiras vozes hoje seria um belo marketing.....