play80´s

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Os revolucionários The Communards

Vamos falar hoje da banda (duo) de pop britânica dos anos 80 The Communards. A banda formou-se em 1985, quando o cantor Jimmy Somerville deixou a sua antiga banda Bronski Beat e juntou-se ao músico Richard Coles. Coles se bem que fosse pianista também tocava clarinete no tema "It Ain't Necessarily So." , um sucesso da banda Bronski Beat. Jimmy era conhecido pelo seu estilo falsetto e de ser assumidamente gay.

O nome da banda é uma homenagem dos membros da banda aos revolucionários da Comuna de Paris (1871).

A banda teve o seu primeiro sucesso em 1985 com o single "You Are My World." No ano seguinte (1986), a banda teve um enorme sucesso com a versão do clássico "Don't Leave Me This Way" da banda Harold Melvin & the Blue Notes inspirada na versão de Thelma Houston(presente no álbum The Communards, que permaneceu quatro semanas no primeiro lugar do top britânico). Essa canção foi o single mais vendido no Reino Unido desse ano. A canção foi cantada também pela cantora Sarah Jane Morris.

No final de 1986, The Communards tiveram outro tema no top 10 britânico "So Cold the Night." Em 1987, a banda publicou o álbum chamado Red, que continha uma versão do sucesso de Jackson 5 "Never Can Say Goodbye" (numa versão inspirada por Gloria Gaynor), que fez a banda alcançar o n.º 4 do top britânico.

A banda dissolveu-se em 1988 e Jimmy Somerville iniciou uma carreira a solo. Coles tornou-se religioso e é auxiliar de padre da igreja anglicana e capelão.


Nenhum comentário: