play80´s

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O estilo místico de Michael Cretu

Michael Cretu é um músico e compositor romeno bastante conhecido devido a ter sido o criador e produtor do projecto musical Enigma, também conhecido como Curly M.C. Este trabalhou com inúmeros produtores, musicos e artistas ao longo da sua extensa carreira. Entre estes podemos incluir nomes como Sandra Cretu, Frank Farian, Boney M, Goombay Dance Band, Peter Cornelius, Manfred "Tissy" Thiers e Mike Oldfield nos seus tempos antes do projecto Enigma, e à posteriori e no decurso do projecto com Jens Gad, Frank Peterson, David Fairstein, ATB, Jam & Spoon, Peter Ries, Ruth-Ann Boyle e Andru Donalds.
No ano de 2001, este vendeu mais de 100 milhões de álbuns.
Atualmente vive em Ibiza, Espanha detendo nesta os Estúdios A.R.T. que servem para editar para além do projecto musical Enigma outros projectos como as gravações da sua mulher Sandra Cretu ou os Trance Atlantic Air Waves, sua casa (uma verdadeira mansão de estilo Marroquino) teve como arquitectos Bernd Steber e Gunter Wagner e foi construida em 1999, ano em que se mudou definitivamente para Ibiza.
Como artista a solo

O primeiro trabalho a solo que desenvolveu foi o single Wild River em 1978 e o seu primeiro álbum foi editado em 1979 e foi intitulado em alemão, Ausgewählte Goldstücke, e em inglês Moon, Light & Flowers.
O seu segundo trabalho foi editado em 1983, o álbum intitulava-se Legionäre, e foi unicamente cantado em alemão e intrepertado unicamente pelo próprio, repetiu o mesmo no seu terceiro álbum intitulado Die Chinesische Mauer (a tradução literal para português é A Muralha da China, embora ficasse conhecido na Alemanha como A Grande Muralha da China), que foi editado em 1985 este tal como o seu segundo álbum foi co-produzido por Armand Volker.
Mais tade, em 1985, editou o seu terceiro trabalho em inglês sob o nome de "The Invisible Man", sendo que várias canções deste álbum foram editadas e cantadas com música e letras alteradas das versões originais do álbum em alemão, Die Chinesische Mauer. Umas das canções de maiores destaque foi "Samurai", um marcos nas pistas da época.
Por fim em 2004 editou uma colectanea de trabalhos musicais seus, com uma componente fortemente lirica e celta, a que chamou de Mystic hits.

Nenhum comentário: