play80´s

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Band Aid: Todos em prol da Etiópia

Band Aid foi um supergrupo surgido da união de músicos britânicos e irlandeses, organizada em 1984 por Bob Geldof e Midge Ure com o intuito de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia ao lançar o compacto "Do They Know It's Christmas?" na época do Natal. Produzido por Trevor Horn, o compacto logo figurou em primeiro lugar dentre os mais vendidos neste e nos dois lançamentos seguintes.

A fundação de caridade montada para arrecadar o dinheiro foi chamada de "Band Aid Trust". Este projeto acabaria resultando no concerto Live Aid no ano seguinte, que se transformaria em um fenômeno mundial, arrecadando dez vezes mais do que o lucro alcançado com o compacto.

O grupo foi reformulado em três ocasiões, sempre apresentando os mais famosos artistas britânicos e irlandeses de canção pop de sua época.
compacto original de "Do They Know It's Christmas?" foi gravado em um único dia, 25 de novembro de 1984 e lançado no Reino Unido em 15 de dezembro do referido ano.

Em 1989 uma nova formação foi reunidade depois de outra onda de fome na Etiópia. A Band Aid II regravou "Do They Know It's Christmas?", e a canção foi novamente a primeira colocada nas paradas britânicas.

Em 2004 outra formação, chamada de Band Aid 20, gravou mais uma vez o compacto, desta vez para o aniversário de 20 anos do projeto. Apesar de regravar a mesma canção, foi decidido mudar um pouco o estilo musical. Mais uma vez foi um sucesso, alcançando o topo das paradas musicais em 5 de dezembro de 2004.







O grupo nos anos 80

* The Pasadenas
* Chris Rea
* Cliff Richard
* Jimmy Somerville
* Sonia
* Lisa Stansfield
* Technotronic
* Wet Wet Wet
* Bananarama
* Big Fun
* Bros
* Cathy Dennis
* D Mob
* Jason Donovan
* Kevin Godley
* Glen Goldsmith
* Kylie Minogue

Nenhum comentário: