play80´s

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O poder de Laura Branigan

Boa tarde oitentistas...hoje quero falar da diva de voz rouca Laura Branigan. Famosa pelos singles Self Control, The power love, shatered glass, watever I do e Glória.
Laura nasceu em 3 de julho de 1957 em Brewster, no Condado de Putnam, estado de Nova Iorque.
Tornou-se conhecida do público em 1982, após o sucesso de "Gloria", versão de uma canção do cantor e compositor italiano Umberto Tozzi que lhe rendeu sua primeira indicação ao Grammy.
Em 1983 lançou as baladas românticas "Solitaire" e "How Am I Supposed to Live Without You" (gravada mais tarde por Michael Bolton) que conseguiram manter o nível de sucesso atingido por "Gloria". Após o grande sucesso de Glória ela grava "Imagination" para a trilha sonora de "Flashdance".
Em 1984 lançou "Self Control", versão do italiano Raff, cujo vídeo, dirigido por William Friedkin, foi inicialmente banido da MTV por ser muito "sexualmente sugestivo".
Logo após lançou "The Lucky One" e "Ti Amo", nova versão de um sucesso de Tozzi.
1985 é o ano do álbum "Hold Me" com temas como "Spanish Eddie".
Em 1987 foi lançado o álbum "Touch" que íncluía o tema "Shattered Glass" produzido por Stock-Aitken & Waterman. Com esse disco teve um sucesso moderado com "The Power of Love", regravação da canção de Jennifer Rush que havia feito enorme sucesso dois anos antes e no Brasil "O amor e o poder", na voz de Rosanna.
Em 1995 lançou "Dim All the Lights", regravação da canção de Donna Summer, que seria seu último single, uma vez que se afastou definitivamente da indústria musical para cuidar do marido, que havia sido diagnosticado com câncer.
Em 2002 interpretou Janis Joplin na peça Love, Janis, exibida no circuito fora da Broadway. Ainda nesse ano, "Self Control" foi incluída no popular jogo de videogama Grand Theft Auto: Vice City.
Faleceu em sua casa em Long Island, Nova Iorque em agosto de 2004, vítima de um aneurisma cerebral não-diagnosticado. Tinha apenas 47 anos de idade.









Discografia
1982: Branigan
1983: Branigan 2
1984: Self Control
1985: Hold Me
1987: Touch
1990: Laura Branigan
1993: Over My Heart
1995: The Best of Branigan
2002: The Essentials: Laura Branigan







relembre Self Control


Video megamix Laura Branigan

6 comentários:

Anônimo disse...

Essa voz rouca é inesquecivel,Laura foi uma grande perda no meio musical....o que consola é que nos deixou um belissimo trabalho a ser lembrado eternamente!!!
Amooooo Laura Branigan!!!

Rodrigo-26 anos

Anônimo disse...

Puxa, mas havia uma versão dance dessa música que era tão legal nos anos 80/90, mas não consigo achá-la ou descobrir quem cantava. Era um vocal feminino nas estrofes e um masculino empolgante nos refrões. danieljohns2@riogrande-rs.com.br

Anônimo disse...

Voz Marcante. Linda Cantora. Inesquecível. A morte calou sua linda voz. Mas você sempre será lembrada através de suas canções que marcou gerações. Fique com Deus. Sempre te Amaremos...

Paulo Ricardo disse...

Muita Saudade. As vezes pensamos: Nós que fomos e continuamos sendo seus fãs: como pode ter partido tão cedo. Mas Deus sabe todas as coisas. O que nos consola é saber que vc está sempre viva em nossos corações. Fique com Deus. Sempre Te amarei!!!!!!!!!!!!!

Paulo Ricardo - Imbituba - Brasil

Anônimo disse...

Nossa, depois de tantos anos so agora estou ciente. uma grande perda no meio musical, linda voz.. ouco Self Control sempre...

Unknown disse...

Excelente cantora!Parece que a músicas eram feitas para ela. Porém, apesar de sua ausência física, suas músicas permanecem !